Pesquisadores da Nasa apresentaram os resultados das primeiras análises detalhadas feitas de amostras trazidas em 2023 pela sonda Osiris-Rex do asteroide Bennufortune tiger 888 win, e elas indicam que, como já se suspeitava, a matéria-prima para a vida esteve disponível não só para a Terra, mas por todo o Sistema Solar, desde sua formação.
Os dados de composição mineral e molecular foram apresentados em dois artigos publicados nos periódicos britânicos Nature e Nature Astronomy e revelam que, numa pequena parte do total de rochas e poeira trazidos do asteroide, havia a presença de 14 dos 20 aminoácidos que, na Terra, formam as proteínas de toda a vida terrestre, além de todas as cinco bases nitrogenadas usadas para codificar as informações genéticas nas moléculas de RNA e DNA.
Isso não é surpreendente, dado que aminoácidos e bases nitrogenadas já foram detectadas antes em meteoritos (que nada mais são que pedaços de asteroides que caíram na Terra), mas é relevante fazer a mesma observação em amostras colhidas diretamente no espaço e, portanto, livres de contaminação de material terrestre.
Saque Com Pix | ZA9BET — Jogue Joguinhos Valendo Dinheiro e Teste A Sua Sorte. 18+ jogue com Responsabilidade.
A análise química também revelou a grande presença de amônia, substância precursora dessas biomoléculas, assim como minerais que indicam que as rochas do asteroide Bennu, num passado muito remoto, foram expostas à água. Agora, importante dizer: nada disso indica que tenha havido vida por lá. São apenas os ingredientes, mas a realização da receita parece não ter se manifestado.
O aspecto mais interessante do achado, contudo, parece estar numa propriedade que os químicos chamam de quiralidade. Moléculas complexas, como os aminoácidos, têm uma organização dos átomos que pode ter uma forma espelhada. Pense na estrutura como a palma da sua mão. Você tem duas mãos, espelhadas –a estrutura é idêntica, mas invertida, como num espelho.
Colunas e BlogsPois bem, um dos grandes mistérios da biologia é que todas as formas de vida conhecidas têm a preferência por uma das formas dessas moléculas, mas não pela outra. A vida é essencialmente canhota. Alguns cientistas especulavam que essa propriedade tivesse a ver com oportunidade: havendo maior disponibilidade de moléculas canhotas, seria maior a chance de a vida se basear nela e, como todas as formas da Terra têm um ancestral comum, todas seriam canhotas.
As amostras da Osiris-Rex contudo mostram que, ao menos para os aminoácidos detectados, as quantidades entre versões canhotas e destras são aproximadamente iguais. É uma propriedade que, por extensão, tende a se aplicar a todo o Sistema Solar, inclusive a Terra. Com isso, a razão pela qual a vida é canhota segue misteriosa. Talvez alguma propriedade química muito particular torne-a mais resiliente.
Diante desse mistério, alguns cientistas têm trabalhado inclusive para tentar criar "vida espelho" em laboratório. Avalia-se que tal tecnologia ainda esteja a pelo menos uma década de se concretizar, mas um grupo internacional de 38 cientistas lançou um alerta na revista Science no fim do ano passado, sugerindo que a criação de tais organismos poderia oferecer sérios riscos para a saúde e o meio ambiente. Impossível prever como seriam as interações moleculares entre a vida convencional e sua versão espelhada. É mais um lembrete de que, apesar de todos os avanços, o mistério da origem da vida ainda é largamente incompreendido.
Esta coluna é publicada às segundas-feiras na versão impressa, em Ciência.
Siga o Mensageiro Sideral no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
benefício do assinante
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
ZA9BET™ - Saque imediato de R$5 no Pixbenefício do assinante
Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHARecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muitoMais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?


Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
fortune tiger Hugo Motta diz que anistia a 8 de janeiro será tratada com imparcialidade na CâmaraNovo presidente da Casa diz que tema será discutido em reunião e que pauta de costumes não é prioridade
2.fev.2025 às 20h32
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Futebol me fez vencer 039;timidez quase doentia039;, diz Raí, que terá curso inédito na CasaFolhaEx-capitão da seleção brasileira estreia no streaming em 20/2, com aula sobre mentalidade de atleta
1º.fev.2025 às 23h00
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Beyoncé vence o Grammy de álbum do ano pela primeira vez após quatro derrotasArtista deixa de ser esnobada na principal categoria do evento com 039;Cowboy Carter039;, obra que discute a negritude no country
3.fev.2025 à 1h48 jogo de aposta do tigreCopyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Modal 500O jornalnbsp;Folha de S.Paulonbsp;(1921 - 2025)nbsp;eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
NEWSLETTERCadastro realizado com sucesso!
OkPor favor, tente mais tarde!
Ok